segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cutículas: tirar ou não?

Hoje a dica é para as mães de plantão!
Já que estamos sempre falando de saúde, a dúvida de tirar ou não as cutículas na hora de fazer as unhas é uma questão considerável!

Uma pessoa usa tanto as mãos, ao longo de cada dia de sua vida, que fica fácil esquecer o quanto os dedos e unhas são importantes. Sem unhas saudáveis, porém, os sensíveis dedos perdem a única blindagem de que dispõem contra o uso e abuso diário. E unhas fortes e sem dores requerem cuidar bem das cutículas.

As cutículas são uma parte frequentemente esquecida da anatomia humana. Esse pequena faixa de pele existe na base de cada unha da mão e do pé, e sela o ponto de conexão entre as unhas e o corpo. Com a mudança dos hábitos de higiene pessoal nas diversas culturas, muita gente desenvolveu o hábito de cortar as cutículas. O mais comum é que isso seja realizado como esforço para melhorar a beleza pessoal, como parte de um tratamento rotineiro de manicure. Mas muita gente rói ou cutuca as cutículas, quando está distraída ou nervosa. Os dois hábitos podem ser problemáticos.

Cortar as cutículas em nome da beleza pode ter consequências adversas. Roer as cutículas faz com que os cortes e rasgões resultantes se encham de bactérias, o que tampouco melhorará a saúde das unhas. Muitos médicos estão convencidos de que cortar cutículas e outras formas de maltratar as unhas aumentam as chances de inflamação ou infecção.

Além disso, cortar as cutículas pode fazer com que a condição geral dos dedos e mãos se deteriore. Algumas pessoas desenvolvem infecções agudas ou crônicas na base das unhas, que requerem tratamento médico. E aqueles que passam por infecções repetidas podem terminar com unhas tortas, encravadas ou irregulares.

Ok, o ideal então é hidratar bastante a região, e ontem sai a procura do melhor creme para as catículas. Segundo indicaçoes, comprei a "Cerra Nutritiva Unhas e Cutítulas GRANADO", (achei na ARAÚJO, por $14,60) que me surpreendeu. Tem um cheiro delicioso e não deixa a unha oleosa, você nem nota que passou! A indicação é de passar de 2 a 3 vezes por dia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário