quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Frutas na alimentação das crianças


Mais do que nunca os pesquisadores estão comprovando a importância da alimentação na vida das pessoas, e principalmente das crianças. Os maiores especialistas em nutrição e medicina são unânimes em concordar que certos alimentos quando consumidos regularmente desde a infância, são capazes de prevenir doenças futuras como o diabetes, a hipertensão, doenças cardiovasculares e até mesmo o câncer. Os estudos também mostram que existem fortes evidências do papel de certos alimentos em melhorar a performance mental e física, auxiliar no crescimento e desenvolvimento e ajudar na resistência às doenças (melhora do sistema imunológico), entre outros benefícios.
No Brasil, o consumo de alimentos considerados benéficos para a saúde, como as frutas, vem diminuindo gradativamente por conta do crescimento da indústria alimentícia e do estilo de vida inadequado de muitas crianças, que dão ênfase em suas dietas a produtos processados, na maioria das vezes com alto valor calórico e baixo valor nutricional. Observa-se em nosso país tendências nutricionais desfavoráveis semelhantes as de países de primeiro mundo, como o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras e açúcar, tais como salgadinhos, batata frita, sanduíches, doces, guloseimas, refrigerantes, etc, em detrimento ao consumo de frutas, ricas em fibras, vitaminas, minerais e compostos ativos com ação antioxidante.
Essa mudança no padrão alimentar das crianças brasileiras tem causado sérios prejuízos à saúde delas, principalmente doenças carenciais e obesidade, fazendo com que na vida adulta tornem-se indivíduos menos produtivos e incapacitados para determinadas atividades.
Por isso, as recomendações recentes do Committee on Diet and Health são para que o consumo de frutas e vegetais em geral seja aumentado desde a tenra infância, caso contrário, as doenças crônico-degenerativas vão continuar matando e fazendo com que os recursos financeiros do país não sejam suficientes para manter a saúde da população, principalmente daqueles com idade superior a 50 anos.

AS FRUTAS E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE DAS CRIANÇAS
As frutas são fontes abundantes de vitaminas A (na forma de beta caroteno), C, potássio, fibras e bioflavonóides, pigmentos que possuem propriedades antioxidantes. Os benefícios de consumir diariamente esses alimentos vão desde à prevenção de uma doença carencial provocada pela baixa ingestão de vitaminas, por exemplo, até a prevenção de problemas como constipação intestinal (intestino preso), certos tipos de cânceres, doenças cardiovasculares, diabetes, diverticulite, entre outras enfermidades.
As frutas cítricas como limão, laranja e tangerina, por exemplo, são ricas em vitamina C, pectina (uma fibra solúvel) e bioflavonóides conhecidos como limonóides. Todas essas substâncias podem trazer inúmeros benefícios à saúde das crianças, uma vez que a vitamina C previne o escorbuto e tem um papel importante na absorção do ferro, prevenindo a anemia. Além disso, essa vitamina junto com os limonóides, ajudam a reduzir o risco de doenças crônicas e aumentam as defesas do sistema imunológico. Fibras como a pectina, ajudam na função intestinal.
Outras frutas como maçã com casca (rica em fibras e bioflavonóides), manga (rica em vitamina A e fibras), bananas (rica em potássio), mamão (rico em vitamina C e beta caroteno), morango, amora, uvas roxas (ricas em bioflavonóides), entre outras, devem também sempre estar presente no cardápio das crianças. O ideal é consumir cerca de 3 porções ao dia, sendo que uma porção equivale a 1 banana, ou 1 maçã pequena, ou uma fatia média de mamão, etc.
Os sucos e alimentos enriquecidos com polpas de frutas também devem sempre ser preferidos em detrimento à refrigerantes, sucos artificiais e alimentos ricos em açúcar.

SEU FILHO MERECE UMA INFÂNCIA SAUDÁVEL
Não devemos nos esquecer que a ingestão adequada de nutrientes, principalmente na fase da infância, é necessária como requisito básico para a saúde da criança, influenciando sua capacidade de brincar, estudar, sua aparência e longevidade. O fato das crianças estarem crescendo e desenvolvendo ossos, músculos e sangue, faz com que necessitem de mais alimentos nutritivos em proporção ao seu peso do que os adultos. Uma criança bem alimentada e nutrida, dificilmente adoece, porque seu sistema imunológico está preparado para lutar contra as doenças. Uma criança mal nutrida, com alimentação pouco variada, pode se tornar fraca, irritadiça, desanimada, sem vontade de andar, brincar, pensar, estudar, enfim, de realizar qualquer atividade que dependa de esforço muscular e cerebral. Por isso, se quisermos que nossas crianças sejam adultos saudáveis, temos que cuidar de seus hábitos alimentares desde a infância e a adolescência, e as frutas são grandes aliados nesse sentido.

Texto escrito pela Dra. Jocelem Salgado, professora titular de Nutrição da USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário