quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Terapia com crianças

Eu sou adepta da seguinte teoria: para que uma terapia com criança seja de fato eficaz e produtiva, ela tem que ser divertida e interessante.
Crianças são muito espertas e sabem muito bem o que querem ou não fazer. Eu trabalho com terapia diárias, com duração de uma hora, TODO SANTO DIA! Já pensou na manobra que tenho que fazer para evitar a rotina e fazer com que minha terapia se torne em um momento de diversão?
Vou dar algumas dicas:
·         Gosto de trabalhar sistematicamente a alfabetização por pelo menos 20 minutos. Para isso, não tem jeito: tem que sentar e escrever! Exercícios pedagógicos são sempre a melhor opção. Como tornar isso divertido?  Usar lápis de cor e folhas decoradas com os personagens preferidos!
·         Mudar sempre o LOCAL em que a terapia acontece. Usar o quarto, a sala, a mesa da cozinha, a padaria mais próxima.... Fazer com que a criança aprenda usar uma nova palavra em um ambiente diferente, que tenha que fazer uma escolha entre o iogurte ou a fruta na padaria... tudo isso vai fazendo com que a criança aprenda a lidar com o novo, criando estratégias de adaptação.
·         Aprendi a fazer uso dos momentos de lanche como excelente forma de estimulação. Nesse momento, consigo trabalhar quantidade (“Você quer uma ou duas maças?”), noção de tamanho (“ Você quer um pedaço grande ou pequeno?”), identificação e diferenciação de cores (“ A banana é vermelha ou amarela?”)





O que conta é abusar da criatividade para que você consiga um resultado positivo de forma lúdica e divertida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário