quarta-feira, 11 de maio de 2011

Autismo e Atividades Fisicas


Todo mundo sabe como e importante a pratica de atividades fisicas na infancia e na adolescencia. Mas qual sera o papel que essas atividades ocupam na vida de uma crianca com Autismo?


" As atividades desenvolvidas pela Educação Física através dos esportes (futebol, atletismo, basquete, capoeira, natação), das atividades motoras, das aulas realizadas na piscina, e das vivências da cultura regional que traz em seu contexto a questão da socialização e da realização de algumas habilidades elaboradas, tendo como objetivas questões, entre outros, tais como: a) caminhar sozinho (sem ajuda dos pais e de outros); b) adquirir equilíbrio; c) um melhor desenvolvimento na coordenação motora; d) socialização; e) motricidade fina e global; f) organização corporal.

Segundo Leppos (1994, p.19):

Ao educar uma criança autista pretende-se desenvolver ao máximo suas habilidades e competências, favorecer seu bem estar emocional e seu equilíbrio pessoal o mais harmoniosamente possível, tentando aproximá-lo de um mundo de relações humanas significativas."

Um comentário: