domingo, 29 de maio de 2011

Desintoxicação – Banho de sal amargo com bicarbonato de sódio

Tomar banho de sal amargo com bicarbonato de sódio é uma ótima maneira de limpar seu organismo de toxinas e aumentar seus níveis de magnésio.
Com o uso das injeções de Methyl B12, ele passa a ser uma necessidade, pois é uma maneira rápida de eliminar as toxinas liberadas.

O sal amargo, também conhecido como sal de Epsom é o  sulfato de magnésio (Mg SO4). Muitas pessoas confundem o sulfato de magnésio com o cloreto de magnésio, por isso, preste atenção na hora de comprar.

Tanto o sal amargo quanto o bicarbonato de sódio, são usados há muitos anos na medicina popular.

O sal amargo aumenta os níveis de magnésio e sulfatos do corpo e o bicarbonato de sódio, neutraliza a acidez e promove a eliminação de toxinas.

O sulfato de magnésio é um  composto mineral natural que pode ser usado internamente como um laxante natural, ou externamente, em escalda pés ou banhos de imersão. O magnésio e os sulfatos são facilmente absorvidos pelo corpo.
Muitas pessoas têm deficiência de magnésio. Ele está envolvido em diferentes atividades enzimáticas, é necessário para o metabolismo de outros minerais, para a utilização adequada da insulina, para os músculos, nervos e para o sono.
O magnésio ajuda a manter o ritmo normal do coração e a pressão arterial, bem como protege a parede das artérias. 
A deficiência em magnésio pode estar ligada a problemas comuns, tais como insônia e irritabilidade.
Os sulfatos limpam o sangue e eliminam as toxinas das células. Isso faz com que sirvam para aliviar dores articulares também.

Sulfatos são também necessários para a síntese de colágeno novo, o que é bom para se ter uma pele saudável, jovem e bonita.


O Bicarbonato de sódio tem um efeito alcalinizante no organismo. Ele neutraliza o excesso de acidez que o consumo de determinados alimentos causam em nosso corpo.


Para tomar o banho, misture meia xícara de sal amargo com meia xícara de bicarbonato de sódio em uma banheira de água quente. Fique nessa água de 20 a 30 minutos.
Não enxague o corpo, apenas seque com uma toalha macia.


Tome esse banho, preferencialmente, à noite. O efeito da água quente com a liberação de toxinas pode causar sonolência ou mesmo alguma tontura.

Apesar de ser relaxante, algumas crianças podem ter insônia com esse banho. Caso isso ocorra, diminua a quantidade de sal amargo, até achar a quantidade ideal. Depois vá aumentando progressivamente. Ou então, dê o banho durante o dia.

Esse banho não é recomendado para  mulheres grávidas e pessoas com problemas cardíacos e pressão alta.


Se quiser mais dicas, veja nesse blog a página "DESINTOXICAÇÃO".

63 comentários:

  1. Onde comprar esse tipo de Sal Epsom e qual a diferença entre o BETA e o ALFA? Grato e aguardo contato.

    infeto@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu consigo comprá - lo até em supermercados , mas é muito fácil encontrar nas farmácias em geral .

      Excluir
    2. eu compro no mercado pago 0,20 o pacotinho

      Excluir
  2. Você pode comprar na famácia, mas costuma não ser barato para quantidades maiores que 50 ou 100 Gramas. Sugiro procurar lojas que trabalham com artigos para fabricação de produtos de limpeza e fabricação de sabonetes e afins. No entorno da praça da Sé em São Paulo, proximo ao Poupatempo, tem uma grande concentração de lojas deste tipo, eu mesmo comprei por lá, embalagens de 500 gramas a 1 Kg por um preço muito mais em conta do que na farmácia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helio, mas não há grau de pureza? será que os que são vendidos nestes lugares não são impuros? abs

      Excluir
    2. Não os produtos vendidos nestas lojas tem maior grau de pureza, pois geralmente são usados em laboratórios como por exemplo o cloreto de magnésio que quando vendido em farmácias é mais impuro, enquanto que o vendido nestas lojas ou seja o cloreto de magnésio PA (para análise) é muito mais puro. Eu compro sempre meus produtos lá, e não estou fazendo propaganda só indicando.

      Excluir
  3. oiee e se eu seguir isso
    minhas espinhas sumirao tenho nas costas no rostoo e ate msm no peito
    me diserão que salamargo é bom para limpar o sangue e verdadee?

    ResponderExcluir
  4. Sim é verdade limpa o sangue, melhora a aparencia da pele, mas bom mesmo é vc procurar um bom dermatologista e fazer um tratamento, quem sabe um peling.

    ResponderExcluir
  5. Para espinhas, tenho visto duas opções naturais, que dão ótimos resultados:
    1ª - tomar todo dia suco de inhame (cará) com limão. É só descascar o inhame e bater com um limão, água, gelo,e, se quiser, um pouco de açúcar. Coar e beber. Fica parecendo limonada suíça.Tomar várias vezes ao dia
    2ª - cortar o açúcar totalmente. Experimente 10 dias sem açúcar e veja se nota diferença. No livro Anticancêr, eles falam de pesquisas que foram feitas em comunidades que não fazem uso do açúcar e perceberam que não existe acne nelas. Minha menina experimentou e em 10 dias a diferença foi inacreditável.
    cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode comprar elixir de inhame, é maravilhoso pra limpar a pele de espinhas, cravos e furunculos

      Excluir
  6. Me disseram que bicarbonato é bom, contra furúnculos,
    Eu tomei durante 4 dias e eles sumiram fiquei preocupada achei que iria sair pra fora mas eles sumiram e no local ainda há uma massa dura o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta, os remédios naturais que conheço para furúnculos são à base de cataplasmas de couve ou salsa: as folhas são bem amassadas, aquecidas, envolvidas numa gase e colocadas no local, por uns 20 minutos. O cataplasma deve ser morno, não vá queimar sua pele. Outro tratamento usado é simplesmente colocar uma pasta feita de argila e um pouco de água morna no local. A argila puxa as impurezas do corpo. O site http://neturalmente.com/ dá a seguinte receita:

      A argila puxa as impurezas do corpo.
      Furúnculos – Como são acumulações de pus, só se curam mais depressa se se aplicar uma cataplasma de argila muito espesso e grosso (cerca de dois centímetros) duas vezes por dia. No princípio, quando está em plena erupção, deixe a cataplasma colocada durante a noite. É normal que o furúnculo piore, ao princípio, para logo rebentar e acabar por secar. Convém que continue a colocar cataplasmas, inclusivamente quando se fechar a ferida, para que cicatrize bem. Nesta fase, basta uma cataplasma diária.
      De qualquer forma, se você tem furúnculos com frequência, deveria procurar um dermatologista para tentar localizar que bactéria ou toxina estão causando essa reação em seu organismo.
      Cristina

      Excluir
    2. para desmanchar carócos ou pancadas no musculo , é só misturar mel e sal, 1 chicara de mél e uma colher desal, colocar em um vidro maior mecher até misturar bem ´,péga uma colher e coloca no local cubrindo com gases,3x ao dia até desaparecer,da otimo resultado,

      Excluir
    3. Para dissolver acúmulo de cálcio nos ossos, pedras nos rins e, possivelmente, o cisto que ficou no lugar do furúnculo, passar óleo de mamona umas 3 vezes ao dia e cobrir com gazes. O óleo de mamona é o óleo que tem a maior capacidade de penetração na pele. Demora uns dois ou três meses para dissolver a calcificação nos osso. Para curar cataratas ou glaucomas, pingar uma gota em cada olho antes de dormir.

      Excluir
    4. Ah ta, e como vou passar oleo de mamona nos rins para dissolver pedras?

      Excluir
    5. Não sei se você sabe, Milena Marques, mas tudo que você ingere: alimento, remédio, bebida, p.ex., vai atingir o seu organismo. Por essa razão ingerir o sulfato de magnésio (nunca o cloreto, que é combinação de cloro com o magnésio, e que se sabe ser altamente inflamatório e cancerígeno)vai ajudar bastante ao seu corpo a reagir contra esse desequilíbrio, uma excelente substância é o ácido málico, que você encontra de forma mais abundante na maçã e na pera todos os dias, vai ajudara a destruir seus cálculos.

      Excluir
    6. Muitas espinhas requerem suplementaçao de zinco cerca de 15mg por dia. O zinco é muito importante.

      Excluir
  7. Olá!
    Gostei de ler sobre o banho com sal amargo e bicarbonato de sódio, mas a meu ver as informações de quantidade são imprecisas: "Para tomar o banho, misture meia xícara de sal amargo com meia xícara de bicarbonato de sódio em uma banheira de água quente."
    Meia xícara, uma banheira, mas há incontáveis tamanhos de xícaras e banheiras não seria melhor fornecer a quantidade em gramas e litros? Cada região tem tamanhos variados de xícaras e banheiras! Vou me manifestar como anônimo, mas meu nome é Neusa, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neusa, além disso, cada um tem tamanhos e deficiências de magnésio e sulfato diferentes.
      Por isso é difícil saber a quantidade ideal.
      O objetivo é relaxar, diminuir a ansiedade. Se estiver abaixo da sua necessidade, você não vai sentir efeito nenhum. Se estiver acima, provavelmente vai ficar mais irritada. Só você poderá perceber a quantidade que funciona para seu organismo.
      No escalda pés, costumo colocar 1 colher de sopa para cada litro de água. Numa banheira de 1,50 x 0,60 coloco 1/2 xícara de sulfato de magnésio com ½ xícara de bicarbonato de cálcio.

      Excluir
  8. Olá! Na seção Desintoxicação, sobre escalda-pés eu li: ..[use uma bacia, balde ou similar (de preferência não de plástico), grande o suficiente para conter os pés de modo confortável; encha o recipiente com água quente (sem exceder os 40ºC) na quantidade certa para cobrir por completo os tornozelos e dissolva de três a cinco colheres (sopa) de sulfato de magnésio;...]...
    Volto a chamar a atenção sobre o mesmo ponto: a imprecisão! 3 a 5 colheres para qual volume? Baldes e bacias os há de incontáveis tamanhos!A medida de colher de sopa é bem precisa, mas...para que volume eu usarei 3, 4 ou 5 colheres? O volume em litros para cada colher seria muito mais indicado! Meu nome é Neusa, vou postar como Anônimo, grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gente, essa materia é ótima, lembro que antigamente o sal amargo fazia milagres mesmo, o azeite de mamona, mas hoje em dia, eles tiram isso de circulação pois nao da lucros pra eles, vou fazer isso sim

      Excluir
  9. Neusa, além disso, cada um tem tamanhos e deficiências de magnésio e sulfato diferentes.
    Por isso é difícil saber a quantidade ideal.
    O objetivo é relaxar, diminuir a ansiedade. Se estiver abaixo da sua necessidade, você não vai sentir efeito nenhum. Se estiver acima, provavelmente vai ficar mais irritada. Só você poderá perceber a quantidade que funciona para seu organismo.
    No escalda pés, costumo colocar 1 colher de sopa para cada litro de água. Numa banheira de 1,50 x 0,60 coloco 1/2 xícara de sulfato de magnésio com ½ xícara de bicarbonato de cálcio.

    ResponderExcluir
  10. Não creio ter sido esgotado os conceitos de benefícios que podem ser explorado dos produtos que estão em pauta em nossa análise. Lembro-me vagamente, que, quando criança, minha mãe nos obrigava a tomar uma medida de sal amargo, almenos uma vês por ano, mas sempre afirmando que era vermicida. Tal vês, apesar de não lembrar-me bem, se funcionava como tal, lembro-me sim que era horrível de sabor...

    Sobre Sal Amargo

    ResponderExcluir
  11. Acredito na ação do sal amargo, pois meu pai sofria com vários tumores às vezes aparecia até sete espalhados pelo corpo no mesmo tempo, graças a Deus em nome de Jesus por existir o sal amargo, meu pai ingeriu em jejum uma pitadinha de sal amargo em 250 ml de suco ou água durante alguns dias e não apareceram outros tumores. Isto já faz mais de oito anos.

    ResponderExcluir
  12. tenho uma grande duvida! para dores musculares, seria o sulfato de magnésio ou cloreto de magnésio? uma vez um massagista recomendou q tomasse para dores, se comprava em saquinhos nas farmácias e misturava em 1 litro de agua,( o litro teria q ser preferencialmente de vidro p não oxidar, e agora como faz muito tempo não me lembro qual e e nem a medida que se toma, poderiam me esclarecer se tem alguma contra indicação e como se toma?

    ResponderExcluir
  13. Esse é o cloreto de magnésio. Você mistura um saquinho de 33 grs em 1 litro de água ou 100 grs em 3 litros de água. O recipiente tem que ser de vidro. A dose diária é medida naqueles copinhos de café, de plástico. Comece com 1 copinho pela manhã na 1ª semana e depois aumente para 2 copinhos, um pela manhã e outro à noite. O ideal é tomar em jejum, mas caso tenha efeito laxante, tome depois do café. Você deve procurar o cloreto de magnésio PA (para análise), vendido em lojas que fornecem material para laboratórios. Eles são mais puros.
    O cloreto de magnésio deve ser usado com cautela por quem tem problemas renais ou de tireóide.
    Os alimentos ricos em magnésio são os farelos, melaço, mel, nozes e amêndoas.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, meu filho é atleta e tem tido muitas câimbras. O escalda-pés ajuda a diminuir as ocorrências?
    Grata.

    Doroti

    ResponderExcluir
  15. sim ajuda bastante .... nota o magnésio que é descrito como sal amargo é sulfato de magnésio!

    ResponderExcluir
  16. quero saber se quem te pressão alta e tbm gordura no fígado pode ingeri o sal amargo,esse sal faz subir a pressão ou não,por favor me responda..meu email..carmemsantos2002@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. olha gente tomo desde criança é muito bom quando tomo sai um monte de aftas na minha boca acho que pq ta limpando por dentro!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, e um Feliz 2014 a todos. Deixo um comentario a respeito do Sal amargo, Sal de Epson ou o mesmo: Sulfato de Magnesio apos ter lido aos diversos postados neste Blog. Fico admirado sobre o fato de muitos questionarem medidas para o sal ou tamanho de bacias, banheiras, ... Me pergunto sempre, porque as pessoas ao inves de tentarem encontrar um meio termo nas coisas, preferem reclamar, questionar, expor suas duvidas, o que é sempre bem facil. Agradecer a quem tenta passar uma boa informaçao, geralmente esquecem e nao o fazerm. Poxa vida! Com toda a informaçao complementar que temos em milhares sites da internet e inclusive de outros paises. Pessoa, basta ter coerencia e ir adaptando cada qual a sua medida até porque se formos bem analisar, temos pessoas com alturas e pesos diferenciados, e ninguém , absolutamente é igual inclusive falando do uso para crianças. Entao por favor, vamos agradecer as pessoas que ainda se interessam em compartilhar, dividir informaçoes para o bem estar em comum, como quem criou este Blog e todas as outras. Manter a elegancia faz bem ao Espirito.
    O que posso comentar também, é que minha avò com 93 anos tinhas uma pele lisa, com poucas rugas que faziam seus olhos azuis vibrarem no seu rosto. Ela diluia 01 colher de sal amargo ( sal de epsom ) em 01 litro de agua e mantinha na geladeira tomando uma taça de licor, ou copo pequeno de vidro, 02 dedos de copo normal, um copo plastico de cafezinho ( estou dando possibilidades com ironia para que alguem nao venha questionar o tamanho do copo como fizeram nos comentarios de bacias, baldes, banheiras, o que achei ridiculo). Isso ela tomou por mais de 50 anos pelo que lembro. Um abraço a todos, meu nome é Renato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu comentário,é isso aí...

      Excluir
    2. Olá p eessoal,
      Eu me chamo Cleonice e devo informar que minha mãe faleceu aos 80 anos e tinha pele sem rugas e aparência mais jove. Tomava sempre salalmargo.




      Excluir
  19. Renato, por favor, especifique: sua avó diluia uma colher de chá ou de café em 1 l de água? rs rs rs

    ResponderExcluir
  20. Brincadeiras à parte, conheço uma senhora que tem 70 anos e há uns 5 anos toma sal de epson diluido em água e tem tido excelentes resultados na saúde. Tem bastante disposição, apesar de estar em tratamento de câncer.

    ResponderExcluir
  21. Olá Boa Tarde! O sal amargo ajuda combater a coceira? Qual o melhor método, tomar via oral ou através de banho? Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  22. Ola tenho alergia quando vou ao sol na praia minha pele incha e coça muito e tam bem tenho manchas de melasma no rosto ..o sal amargo pode ajudar

    ResponderExcluir
  23. Ola tenho alergia quando vou ao sol na praia minha pele incha e coça muito e tam bem tenho manchas de melasma no rosto ..o sal amargo pode ajudar

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito de todas as dicas desse blog, mais o que mais gostei foi a reprendida do Renato...ele tem muita razão,pois não vamos nos gastar em precisar medidas, isso é só um detalhe nessa rica informação, vamos agradecer por termos tanta gente compartilhando seus conhecimentos e experiências. um abraço!! ha meu nome é Rosália

    ResponderExcluir
  25. O sal amargo (Epsom Salt aqui nos EUA) diluído em água quente é excelente para a saúde; tudo que já foi mencionado acima. O ideal seria entre 1Kg e 1.5Kg em uma banheira com água a 37C. A água manterá a temperatura por longo tempo por causa da concentração e você praticamente flutuará. Essa é a melhor forma de suplementar o corpo com Magnésio, um mineral super importante para o corpo.

    ResponderExcluir
  26. Meu filho tem síndrome de down e cardiopatia corrigida aos 7 meses(hj ele tem 4 anos), sono agitado...fiquei com muita vontade de banha-lo com esse sal amargo. Alguem sabe se ha algo contra, pela síndrome ou pela cardiopatia??( ele está bem de saude e foi feita correçao cirurgica)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A "sabedoria popular" indica banhos de sal amargo para várias situações, inclusive para manter o ritmo normal do coração e regular a pressão arterial. Mas pergunte ao médico de seu menino. Se ele não souber de nenhuma contraindicação, tenho certeza que seu menino irá amar o banho de sal amargo. Principalmente se for acompanhado do bicarbonato de sódio, que o ajudará a eliminar um pouco das toxinas do organismo.

      Excluir
  27. ALGUÉM JÁ FOI EM CAXAMBU MG LÁ TEM AS FONTES DE ÁGUAS MINERAIS TEM A FONTE DE MAGNÉSIO

    ResponderExcluir
  28. Procurei nas farmácias e não achei esse Sal de Epsom na minha cidade, o Leite de magnésia não poderia ser um substituto desse sal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não substitui. Você procurou por sulfato de magnésio? Lojas que vendem produtos para fabricar sabonetes costumam ter.

      Excluir
    2. Outra opção é procurar nas lojas que vende reagentes para laboratórios.

      Excluir
    3. Marcela, bom dia!

      Então, aqui porque equivocado, comprei SULFATO DE MAGNÉSIO, depois procurando como administrar encontrei dificuldade pela dissolução e tomada.
      Entretanto percebi que deveria ter comprado CLORETO DE MAGNÉSIO, voltei, comprei, tomei e, devo continuar tomando.
      Entre mente finalizado o CLORETO, resolvi tomar o SULFATO (comprado), sobretudo porque (antes), encontrei vídeo onde percebi se presta a LIMPEZA dos intestinos; como nunca limpei resolvi tomar, acontece que não encontro forma de diluição e, nem se posso tomar como o cloreto que tomei um cálice por dia.
      Em ficando rsrs perdoe, acabei por TE encontrar por aqui e percebi tenha experiência então aqui em apelo pelo que pergunto:
      Vc pode me orientar se o SULFATO pode ser tomado como o CLORETO, seja diluir e tomar todo dia ou SÓ COMO LAXANTE? Se assim só... posso tomar de uma só vez. Se positivo, como e quanto diluir; teria ver com meu peso por mg. Do CLORETO?

      Outrossim, perdoe, se em acessando nos encontre, apelo a que nos ajude pelo quanto não bom navegador, daí o apelo a que, se não inoportuno e nem cause transtorno, por favor, envie a resposta para nosso e-mail posto que temo não conseguir voltar te encontrar. Em si dignando, nosso e-mail é:
      arquimilton@uol.com.br
      Antecipado grato.
      Milton Medeiros.
      P.S: outrossim, se tenha algo por literatura eu possa acessar por favor, passe-nos o link.
      Gratíssimo!

      Excluir
  29. olá estou muito feliz de saber todas estas inf. pois tenho muitos problem. de saúde dislipidemia e cisto no fígado,cálculos renais c/ sangue oculto, e depressão já estou cansada de tomar antb. vivo c/ inf. urinaria fiz até resson. quero fazer trat. natural como esses o que vocês podem me indicar. por me ajudem . marcia desde já grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas pode ver esse livro http://www.truthkeeperz.com/andreas.moritz.-.the.amazing.liver.cleanse.pdf esse e resposta a todos males que voce tem ....

      Excluir
  30. A minha dúvida é se tomar sal amargo durante a lactacao faz mal para o bebê pois estou com furunculos e diz que limpa mas tenho medo de sair mais justamente por limpar ...

    ResponderExcluir
  31. Olá, estou sofrendo com urticária crônica, li em outros sites que o banho com esse sal pode apresentar bons resultados. Gostaria de saber se realmente é indicado neste caso... Faz dois meses que enfrento essa doença. estou em busca de tratamentos naturais, já que os anti-histamínicos só aliviam as coceiras, e não resolvem a causa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sofri com urticária por um ano, ate que durante o tratamento o médico descubriu disfunção na tireóide, tratando-a e a urticária sumiu. Graças a Deus...mas pergunte ao seu médico. Boa Sorte.

      Excluir
  32. Não tenho banheira, como uso em chuveiro normal, obrigada.

    ResponderExcluir
  33. Estou pesquisando onde comprar o sulfato de magnésio para fazer a limpeza de cálculos do fígado e da vesícula, descrita por Andreas Moritiz no seu livro" Limpeza do Fígado e Vesicula "que está disponível na net , para quem precisar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amigo, vá na casa Bherzog, na rua miguel couto, no cenntro do RJ, lá vende os produtos puríssimos. sorte ;)

      Excluir
    2. Eu sempre compro na BHERZOG.Um pote de meio k dura por quase um ano.Eu pago 16 reais.Eu recomendo!!!!

      Excluir
  34. Ref. Sal amargo Primeiro diz no texto (O magnésio ajuda a manter o ritmo normal do coração e a pressão arterial, bem como protege a parede das artérias.) depois diz no final do texto ( Esse banho não é recomendado para mulheres grávidas e pessoas com problemas cardíacos e pressão alta.) Não entendi!!!!!

    ResponderExcluir
  35. Sim Margonari. Essa eu tb não percebi?
    Fiquei com medo!

    ResponderExcluir
  36. Não tenho banheira como tomar banho com ele sem banheira???

    ResponderExcluir
  37. Não tenho banheira como tomar banho com ele sem banheira???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre uma banheira adequada ao tamanho do seu corpo!

      Excluir