segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Café com Conhecimento - Entrevista com Fonoaudióloga Cintia Manso Costa sobre o Método SENA

No Café com conhecimento de hoje, temos o prazer de receber a fonoaudióloga Cintia Araujo Manso Costa, draduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - (1994). Especialista em voz pelo CEFAC - (2004). Aprimoramento em Processamento Auditivo e Clinica Fonoaudiológica pelo centro de especialização clinica - CEFAC - Brasil. (2012-2014). Formação internacional do programa de estimulação neuroauditiva- Sena Systen Brasil com o fundador Jordi Galceryn - dezembro de 2016- capacitada e habilitada para atuar no método há um ano - faz parte da primeira turma no Brasil. Formação do método Panlexia - direto com a autora Pamela Kvilekval - um programa de reeducação das dificuldades específicas da linguagem - língua portuguesa. Atualmente Fonoaudióloga clinica com terapia do processamento auditivo, linguagem, dislexia, transtorno de aprendizagem, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Trabalho de estimulação neuroauditiva no método Sena - Systen para crianças autistas.

O método Sena permite melhorar as funções auditivas centrais. Transformando a estrutura harmônica do som, conseguimos modificar a resposta cortical do mesmo, permitindo ao sistema auditivo central melhorar os processos de percepção que resultará numa atenção e memória mais adequada , facilitando a  aprendizagem.

1) O que é o método Sena?
É um método não invasivo para tratar a audição, trabalhando a percepção, a atenção e memória auditiva. Consiste numa técnica desenvolvida num software que trabalha com o sinal auditivo e permite que estimule as células ciliadas da cóclea, permitindo que o cérebro interprete estes estímulos de forma diferente.
Com esta mudança de estímulo, através do software e do fone especial conseguimos transformar a estrutura harmônica deste som, modificando a forma como as células ciliadas conduzem o som até o nervo auditivo, e da forma como os filtros de ressonância conduzem o som, melhorando a percepção, com melhores resultados na compreensão auditiva, observando-se maior facilidade no aprendizado da linguagem oral e escrita.

2) O método Sena é uma técnica de neuromodulação ou neuroestimulação?
É um método de estimulação neuroauditiva, trabalhando a parte auditiva das células auditivas, da cóclea e da entrada do som.

3) O que é preciso fazer antes de iniciar o tratamento (exames, que tipo de preparo)?
Primeiramente é preciso fazer uma consulta com o otorrinolaringologista consulta clínica. E após, encaminhamento para a audiometria para realização de exames com frequências mais completas (125, 250, 500, 750, 1000, 1500, 2000, 3000, 4000, 6000 e 8000 Hz). Ainda para algumas crianças, é pedido exame de impedânciometria, para analisar a cóclea, o ouvido médio e movimentação de membrana timpânica para realizar estimulação adequada.

4) O método Sena é direcionado apenas para o autismo?
Não, é um método de intervenção nos tratamentos de desenvolvimento de linguagem, desenvolvimento da leitura e escrita, em problemas de aprendizagem, e em algumas alterações de comportamento, como TDAH e dislexia.

5) Existem efeitos colaterais durante e após o tratamento? Causa alguma agitação inicial?
Em alguns casos as crianças ficam mais irritadas ou agitadas pelo estresse causado pelo “bombardeio” de estímulos, podendo ocorrer algumas horas antes ou depois do tratamento. Há, também, casos de crianças que ficaram mais calmas.

6) Existe alguma contra-indicação (como epilepsia)?
A princípio não há dados que afirmam qualquer contra-indicação do uso do método Sena. Eu não tenho nenhum paciente com epilepsia, mas acredito que se a criança está medicada e controlada, não há qualquer restrição.

7) O método pode ser aplicado em autistas graves não verbais e de pouca compreensão ?
Sim, pode ser aplicado. Como vamos trabalhar com o limiar auditivo adequado para queixa de cada criança, não há restrições. O software vai fazer a estimulação das frequências com a programação de música, fala e linguagem, trabalhando a estimulação dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro, bem como com a ajuda do fone, o que não requer, inicialmente, atenção auditiva das crianças, resultado este que será alcançado ao longo das sessões.

8) Qual a origem dessa técnica/tratamento?
Foi criado pelo espanhol Jordi Galcerá há 10 anos, em Barcelona, e chegou no Brasil há pouco tempo, e eu faço parte da primeira turma formada no Brasil, portanto temos 1 anos entre estudos e aplicações.

9) Esse tratamento seria indicado para quem tem transtorno de comunicação receptiva/expressiva?
Sim. É indicado e temos/receptiva independente do autismo.
bastante resultado na melhora da comunicação expressiva

10) Crianças com apraxia da fala pode se beneficiar do método?
Sim, as crianças com apraxia se beneficiam porque há bastante melhora na atenção auditiva.

11) Qual é o protocolo padrão e a forma de aplicação da técnica nas crianças?
Geralmente, o método SENA, consiste em 10 sessões, de 45 minutos, cada. Não invasivo. O paciente escuta uma música com estrutura harmônica modificada pelos filtros e pelo equalizador (onde se colocam as referências das frequências da audiometria), e receberá esta estimulação através dos fones de ouvidos, por 5 dias + 1 a 2 dias de intervalo + 5 dias de estimulação, feita através de um computador conectado à internet, para ter acesso ao software, e o profissional cede o fone especial para que o paciente consiga realizar o treinamento.

12) Quantas sessões são necessárias pra se notar algum tipo de ganho? Quantos ciclos devem ser feito e qual espaço de tempo entre esses ciclos?
Há casos em que as crianças começam a apresentar resultados significativos a partir das primeiras 5 sessões. Após o primeiro ciclo de 10 sessões, há o acompanhamento do fonoaudiólogo durante, aproximadamente 3 meses para que se possa reavaliar as necessidades de um novo ciclo através de novos exames de audiometria, observando a importância de permanecer com as terapias regulares.

13) Durante a aplicação a criança não pode tirar o fone do ouvido? Pode usar eletrônico? O uso de eletrônico pode comprometer de alguma forma o resultado da terapia?
Durante a aplicação, a criança não pode parar o treino em nenhum momento durante os 45 minutos. Como ela está fazendo uma nova conexão neural, ela não pode ser interrompida. O ideal é que a criança não interrompa, retirando o fone, indo ao banheiro, dormindo, lendo ou comendo.
A criança pode utilizar eletrônicos desde que sem volume, com jogos específicos. Geralmente durante a sessão, brinco de massinha, lego ou outros jogos.

14) Em crianças verbais (com TEA), de que forma melhora a linguagem delas com o Sena? Aumento de repertório? Pronunciar correto?
O SENA trabalha de forma individualizada e personalizada para cada paciente. A programação é feita de acordo com a evolução da percepção auditiva desse paciente, permitindo que os ouvidos trabalhem de forma conjunta e independente, mostrando resultados positivos na parte de linguagem, e tenho visto que alguns pacientes melhoram a pragmática, sintática, e enriquecem o vocabulário. E algumas crianças que tem dificuldades na percepção de discriminação de fonemas ou da característica do padrão de duração e frequência, podem obter resultados significativos.

15) O método deve/pode ser feito antes ou depois  de algum tipo de neuromodulação, por exemplo: TDCS ou Estimulação Magnética Transcraniana, ou mesmo neurofeedback.
Não tenho experiência com pacientes que fazem algum tipo de neuromodulação e Sena ao mesmo tempo, mas não vejo problema, porque são áreas do cérebro diferentes.

16) Se a criança não conseguir fazer a audiometria antes de iniciar o método qual o efeito?
Se a criança tem dificuldade de compreensão na audiometria, não será feita outra avaliação. Em alguns casos eu pedi o PERA (PEAT), para verificar a questão auditiva, mas no autismo esta é uma questão que será resolvida com a família e a profissional. E as análises e programações serão feitas através das questões qualitativas, a serem decididas ponderando a idade, característica de linguagem, comorbidade associada, ou não.

17) Qual o critério de parada (não adianta mais fazer ciclos)?
Isto será definido com a família através de relatos, de acordo com as melhoras da criança.

18) Quais as áreas que o sena pode atuar (comportamental, déficit de atenção,...)?
Como o SENA trabalha com o Sistema Límbico, pode ser realizado para TDAH, dislexia, casos emocionais, segundo idioma, dificuldade de foco, trabalhando a atenção seletiva, dirigida, sustentada e por outras línguas (para melhorar a atenção auditiva para outros idiomas).

19) Existe diferentes protocolos para cada área alvo?
Não. O procedimento e os exames são os mesmos. O que muda são as formas de aplicação que variam de paciente para paciente de acordo com as demandas.

20) Existe protocolo específico para hiperatividade e falta de sono?
Não. É o mesmo protocolo. O que muda são os dados qualitativos.

21) Para se aplicar o metodo SENA é preciso uma formação "especial" em que sentido?Quanto tempo dura a formação? O método Sena é de um instituto com mesmo nome?
É necessário treinamento específico para fonoaudiólogo diretamente com o Jordi. Geralmente ele vem ao Brasil, para aplicar um treinamento de 5 dias, sendo 3 de teoria, e 2 de aplicação do método, uso de software e construção de caso.

22) Segundo suas explicações o método SENA é indicado para pessoas com autismo, dislexia, TDAH e problemas de aprendizagem. Existem estudos científicos (artigos) que comprovem a eficácia do método SENA nestas populações (nestas pessoas)?  
Ainda não existem estudos que comprovem cientificamente a eficácia do método SENA. Mas existem pesquisas sendo realizadas no Brasil e fora do país, como a da fonoaudióloga Sandra Viscalli, de São Paulo, fazendo doutorado sobre o método, com estudo de 60 casos, além de sua ida à Espanha, acompanhando a eficácia do método, então, provavelmente terá a sua tese em até 2 anos.

23) Há idade certa para se aplicar o método? Qual?
Não indicação de idade para a realização do método, desde crianças até idosos.

24) O fone utilizado é algo especial ou deve apenas estar calibrado?
O fone e o usb são especiais, comprados fora do país, específicos para aplicação do método. Mas geralmente são cedidos pelo profissional que vai atender o paciente.

25) O método SENA pode ser aplicado em casa?

O treino pode ser feito em casa desde que a fonoaudióloga acompanhe o processo online, para quaisquer dúvidas técnicas relacionadas ao treinamento ou uso do software, bem como à resposta do paciente.

Para agendar consultas com Cintia Manso Costa entre em contato através do e-mail cintia.amcosta@hotmail.com ou do telefone (41) 99547-9592

Nenhum comentário:

Postar um comentário