Ok.... seu filho possui Transtorno Invasivo de Desenvolvimento e então apresenta uma grande dificuldade no processo de alfabetização.
Existem muitas coisas que podem ser feitas, a principal é acreditar que ele tem potencial para aprender, é preciso saber que ele enxerga o mundo de forma diferente, mas vive no nosso próprio mundo, e cabe a nós não deixá-lo ficar fora da escola e privado do convívio social.
Em casa, você pode potencializar as atividades pedagógicas de seu filho, com atividades bem simples e divertidas.
Nas terapias com alguns dos meus pacientes (que tem em média 50 minutos de duração) reservo aproximadamente 15 minutos para a alfabetização. O primeiro passo trabalhar a identificação das letras e depois ensinar como escreve-las.
Olha só que idéia legal:
- Pegue lápis de cor de cores variadas, fichas com as letras e um papel branco.
2. Vá direcionando o exercício de forma que a criança tenha que diferenciar as cores, escrever, experimentar os movimentos do desenho. Se houver dificuldade, faça a letra pontilhada e peça para ele completar!
3. Para tornar o exercício ainda mais completo, aproveite para treinar o controle motor fino, usando a tesoura e podendo ainda fazer colagens depois.
Com o tempo e com a prática, a criança aprende todo o abecedário e já podemos passar para o próximo passo: a formação das palavras!
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