"Não devemos permitir que uma só criança fique em sua situação atual sem desenvolvê-la até onde seu funcionamento nos permite descobrir que é capaz de chegar. Os cromossomos não têm a última palavra".
Reuven Feuerstein
Reuven Feuerstein
Todo mundo que me conhece sabe que sou fã do Reuven Feuerstein. Tenho dezenas de livros dele, e a base de sua teoria é base não só para a montagem das minhas terapias Fonoaudiológicas com Autismo, mas também para minha vida, em todos os aspectos.
" O pensamento de Feuerstein, decididamente contrário à concepção inatista da inteligência, tem como base a noção de modificabilidade cognitiva, por meio da qual as faculdades intelectuais podem ser expandidas não somente na idade evolutiva mas mesmo durante todo o curso da vida de um indivíduo.
No desenvolvimento cognitivo um papel fundamental é atribuído à experiência de aprendizagem mediada, uma vez que, segundo Feuerstein, a aprendizagem não tem lugar tanto no seguimento da exposição direta do sujeito aos estímulos, quanto através da ação de um mediador. "
Bom, o que isso quer dizer? Que qualquer um de nós, especiais ou não, não devemos nos deixar atar por limitações. Se uma pessoa é possível de aprender, todas são. Se uma criança de 8 anos, dita normal, já consegue ler e escrever, uma criança especial da mesma idade também pode conseguir. O que precisamos é de treinamento, força e dedicação. A presença da mediadora é importantíssima, pois é ela que vai dar as condições para a criança, vai estimulá-la da forma certa!
Por isso, não deixe que um profissional te diga que seu filho não poderá ser alfabetizado, ou que não será autônomo! Acredita na capacidade do seu filho, e lute sempre.
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