domingo, 13 de maio de 2012

A Mãe Especial

A Luciana, minha mais nova amiga da "Cão Amigo", me mandou esse texto maravilhoso hoje.
Não pude deixar de repassá-lo para vocês.
Feliz Dia das Mães!
A Mãe Especial”
Você já pensou como as mães de crianças deficientes foram escolhidas?
De alguma forma eu visualizo Deus passeando sobre a Terra, selecionando seus instrumentos para a preservação da espécie humana com grande cuidado e deliberação.
À medida que vai observando, Ele manda os seus anjos fazerem anotações em um bloco gigante.
"Elizabete Souza… vai ter um menino. Santo protetor da mãe: São Mateus".
"Mariana Ribeiro… menina. Santa protetora da mãe: Santa Cecília".
"Claudia Antunes… esta terá gêmeos. Santo protetor… mande São Geraldo protegê-la. Ele esta acostumado com quantidade".
Finalmente Deus dita um nome a um dos anjos, sorri e diz: "Para esta, mande uma criança excepcional".
O anjo cheio de curiosidade pergunta: "Porque justamente ela Senhor? Ela é tão feliz."
 “Exatamente, responde Deus, sorrindo.
Eu poderia confiar uma criança deficiente a uma mãe que não conhecesse o riso?
Isto seria cruel!"
“ Mas será que ela terá paciência suficiente?”
" Eu não quero que ela tenha paciência demais, senão ela vai acabar se afogando num mar de desespero e auto-compaixão.
Quando o choque e a tristeza passarem, ela controlará a situação.
Eu a estava observando hoje, ela tem um conhecimento de si mesma e um senso de independência, que são raros, e ao mesmo tempo, tão necessários para uma mãe.
Veja a criança que vou confiar a ela, tem todo o seu mundo próprio."
"Ela tem que trazer esta criança para o mundo real e isto não vai ser nada fácil".
"Mas Senhor, eu acho que ela nem acredita em Deus!" Deus sorri. 
"Isto não importa, dá-se um jeito.
Esta mãe é perfeita.
Ela tem a dose exata de egoísmo de que vai precisar."
O anjo engasga. "Egoísmo? Isto é uma virtude?”
Deus balança a cabeça afirmativamente.
“ Se ela não for capaz de se separar da criança de vez em quando, ela não vai sobreviver."
"Sim, aqui está a mulher a quem eu vou abençoar com uma criança menos 'perfeita' do que as outras."
"Ela ainda não tem consciência disto, mas ela será invejada".
 “Ela nunca vai considerar banal qualquer palavra pronunciada por seu filho. Por mais simples que seja um balbucio dessa criança, ela o receberá como um grande presente".
 “Nenhuma conquista da criança será vista por ela como corriqueira.
Quando a criança disser "MAMÃE" pela primeira vez esta mulher será testemunha de um milagre
e saberá recebê-lo."
"Quando ela mostrar uma árvore ou um pôr-do-sol ao seu filho e tentar ensiná-lo a repetir as palavras 'árvore' e 'sol', ela será capaz de enxergar minhas criações como poucas pessoas são capazes de vê-las."
"Eu vou permitir que ela veja claramente as coisas que Eu vejo: ignorância, crueldade e preconceito.
Então vou fazer com que ela seja mais forte do que tudo isso.
Ela nunca estará sozinha.
Eu estarei a seu lado a cada minuto de cada dia de sua vida, porque ela estará fazendo meu trabalho e estará aqui ao meu lado".
"E qual será o santo protetor desta mãe?"
Pergunta o anjo, com caneta na mão.
Deus novamente sorri.
"Nenhum!
Basta que ela se olhe num espelho".

Baseado no texto “The Special Mother” de Erma Bombeck.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

AEIR TALK

Joe Hill tem dois filhos autistas, que tiveram problemas de comunicação e ele notou que o universo  de ferramentas para o autismo muitas vezes relegava algumas coisas, como a estética e a  personalização. Instead of relying on ready-made utilities, Joe wanted to make something fun and cool. Ele queria fazer algo divertido e legal para essas crianças e, por isso, criou o aplicativo AEIR TALK.
He created Aeir Talk . O AEIR TALK é um aplicativo que permite aos pais criar e gravar seu próprio conteúdo para uso em um método muito simples, mas eficaz para as comunicações. The parents record a set of verbs and nouns and add pictures of themselves or of familiar objects. Os pais podem gravar um conjunto de verbos e substantivos e adicionar fotos de si mesmos ou de objetos familiares. When the kids need to communicate, they select a noun and a verb and press a button. Quando as crianças precisam se comunicar, eles selecionam um substantivo e um verbo e pressionam um botão. The app creates a simple sentence. O aplicativo cria uma frase simples. “I want to go outside, please” or “I want a carrot, please.” "Eu quero ir lá fora, por favor" ou "Eu quero uma cenoura, por favor."
It's a simple program and many autistic kids use similar devices that cost a few hundred and have all the power of a pocket calculator. É um programa simples e custa US$1,99.With the iPad, Hill was able to build a working system in a few weeks and now he and his sons use it to communicate around the house. Com o iPad, Hill foi capaz de construir um sistema de trabalho em algumas semanas e agora ele e seus filhos o usam para se comunicar.
The app costs $1.99 and it's already helped Joe's two kids be a bit more responsive. Você pode adicionar qualquer coisa que goste - verbos, substantivos, imagens, gravações de voz – tudo pode ser personalizado, o que dá mais segurança à criança.
In an vast app wasteland full of flashlights and fart soundboards, it's nice to see something made with love by a father who knows what he's doing. É bom ver algo feito com amor por um pai que sabe o que está fazendo. It's a great teaching tool and useful for kids of all ages and abilities. É uma grande ferramenta de ensino e útil para as crianças de todas as idades e habilidades.

Mundo Singular, Entendendo o Autismo

A revista CLAUDIA deste mês, maio de 2012, tem 3 reportagens que fazem referência a autistas.
A primeira, ” Exclusivas e Generosas” na página 62, fala das bolsas da grife Catarina Mina, que são confeccionadas , uma a uma, por jovens que vivem em comunidades violentas, mães de crianças autistas e idosos em tratamento de saúde. São vendidas em lojas como Cantão, Daslu e Osklen.
Depois, à página 152, temos a reportagem “Mães Excepcionais”, sobre mulheres que adotaram crianças especiais  e, detalhe importante,  cita o apoio dos maridos nessa escolha. Pessoas que poderiam ter ou já tinham filhos biológicos. Parabéns mães, parabéns pais, pois muitos ainda têm dificuldade em aceitar seu próprio filho deficiente.
Por último, uma ótima notícia para nós.  A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, autora do livro “Mentes Perigosas – O Psicopata Mora ao Lado”, vai lançar um novo livro em junho, escrito com a psicóloga Mayra Bonifácio Gaiato e o psiquiatra Leandro Garcia Lopes. Com esse livro,   “ Mundo Singular, Entendendo o Autismo” eles pretendem desvendar  as engrenagens do universo autista. Com certeza é um livro que vai chamar a atenção das pessoas para o autismo. Um trecho da reportagem:
Calcula-se que uma em cada 166 pessoas tenha algum grau de autismo – do mais leve, ou traço, ao mais grave, ou clássico. “É muita gente, e muitos nem desconfiam. São rotulados de ermitões, mas poderiam viver melhor se tivessem tratamento”, conta ela. A doutora vê com simpatia o universo autista. “Nada que eu faça vai ajudar um psicopata a sentir afeto. O autista, não. Ele apenas não consegue entender como você pensa, por que chora. Mas pode aprender.”
Vamos aguardar!