sábado, 16 de abril de 2011

Os benefícios do coco e de seu óleo para os autistas.

Ontem tive uma ótima surpresa ao conhecer a nutricionista Marcela Lourenço Machado. Ela é super novinha, mas já entende muito da dieta SGSC. E o mais importante, acredita nos benefícios que ela traz para os autistas. É bom ver que já existem profissionais que acreditam e se interessam por essa dieta e também que vêem que ela faz bem para todas as pessoas, não só para autistas.
Mas o melhor foi a dica que ela me deu. Estávamos conversando sobre os óleos que devemos utilizar na alimentação. E, conversando sobre o óleo de coco, ela me falou o seguinte:
“1 colher de sopa de óleo de coco é excelente contra fungos e bactérias, principalmente contra cândida. Pode ser tomado puro, a qualquer hora do dia. Eu gosto de colocar na salada”.
Na hora me lembrei de que biomédicos que tratam de autistas têm relacionado a existência de fungos e bactérias em seus intestinos a determinados sintomas e comportamentos, tais como: “flapping”, abdômen inchado, gases, diarréia, prisão de ventre, cansaço, má digestão, etc.
Chegando em casa fui direto para o livro do Dr. Márcio Bontempo “O poder medicinal do COCO e do óleo de coco extra virgem”. Como já disse, tenho livros sobre alimentos e receitas para umas dez encarnações. Tenho esse livro há muito tempo, mas ainda não tinha lido. Li ele inteiro de ontem para hoje (não é um livro muito grande...). O livro traz muitas informações sobre os benefícios do coco e seu óleo e dentre eles temos:
“. Tem efeito destrutivo em fungos e leveduras causadoras de candidíase...
 . Efeito expulsivo em parasitas...
 . Incrementa a digestão e a absorção de nutrientes como vitaminas, minerais e aminoácidos.
. Recupera o estresse pancreático e estimula o sistema enzimático corporal.
 . Incrementa a digestão e o funcionamento intestinal.
 . Tem ação antiinflamatória.
 . Favorece o fortalecimento do sistema imunológico.
. Ajuda a reduzir as convulsões epilépticas.
. Não forma produtos danosos ou subprodutos perigosos quando submetido ao calor no cozimento em temperaturas corriqueiras, como outros óleos vegetais.
. Uma colherada de coco pela manhã é um excelente remédio contra vermes intestinais.”

"O óleo de coco, desde que extraído a frio, possui os seguintes ácidos,   :
Ácido láurico, ácido mirístico, palmítico, oléico, caprílico, cáprico, linoléico, esteárico, capróico e araquídico.
Cerca da metade da gordura do coco é composta pelo ácido láurico, seu principal ácido graxo, de cadeia média. Quando o ácido láurico chega aos nossos intestinos, é quebrado pela enzima lipase e se transforma em monolaurina, um monoglicerídeo de ação antibacteriana, antiviral e antiprotozoária. Isso porque a monolaurina é absorvida pelos intestinos, vai ao sangue e destrói a menbrana de lipídios que envolve os vírus,e também torna inativas bactérias, leveduras e fungos."

Pelo visto, a partir de agora o óleo de coco passa a ter presença obrigatória na alimentação de nossos filhos. Que bom que possa ser ele ao invés de um comprimido ou xarope!

Um comentário:

  1. somos representantes com famoso óleo de coco extra virgem - direto de Alagoas. ligue
    19 3213-5160 campinas /sp
    oleodecoco@annaparfum.com.br

    ResponderExcluir