segunda-feira, 14 de novembro de 2011

DESINTOXICAÇÃO – LIMPEZA DA CASA


O principal segredo na limpeza da casa: nunca deixar a sujeira acumular, para não precisar usar produtos tóxicos.
Se você ainda não está preparada para uma mudança radical na forma de limpar sua casa, comece aos poucos, vá fazendo pequenas mudanças, teste um produto um dia, se adapte a ele, e depois vá trocando os outros também. Quando menos esperar, seu armário de produtos de limpeza estará se resumindo a poucos itens,sendo que o mais importante será o bicarbonato de sódio, que também será seu grande companheiro para os escalda-pés de desintoxicação. E na cozinha estarão 3 grandes aliados: o vinagre, o limão e, muitas vezes, o sal.
Enquanto pensa nessa troca, vá fazendo pequenas modificações, que já ajudam muito. Lembre-se da fórmula mais fácil de limpeza: água quente e sabão neutro. Lave o piso da cozinha e banheiros com água e detergente neutro. Para isso, utilize a água da lavagem de roupa, que vivemos desperdiçando e jogando fora. Lembre-se de manter o box e as janelas do banheiro sempre abertos para ventilar e não dar mofo. São pequenas atitudes que trazem grandes reflexos para sua saúde e para a saúde do planeta.
Com esses três produtos você faz mágica em sua casa:
O vinagre branco, por causa de sua acidez, é ideal para desinfetar, combater o mofo, retirar a gordura de superfícies e eliminar odores fortes. Ele substitui o detergente, o amaciante e os limpadores multiuso, que utilizam cloro, amoníaco, formaldeído e soda cáustica em sua composição.
O limão ajuda a remover sujeira, manchas de ferrugem e também gorduras. Ele substitui a água sanitária e os removedores de manchas de ferrugem, entre outros, que utilizam cloro e solventes em sua composição.
O bicarbonato de sódio é ótimo para a limpeza em geral e para absorver odores. Use luvas se for manejá-lo por um período longo. Ele substitui a água sanitária, o detergente e o sapólio, que utilizam cloro e formaldeído em sua composição.

EVITE:

CLORO:
O cloro ( grego khlorós, esverdeado ) é um elemento químico , símbolo Cl de número atômico 17 ( 17 prótons e 17 elétrons ) com massa atómica 35,45 u, encontrado em temperatura ambiente no estado gasoso. Gás extremamente tóxico e de odor irritante, foi descoberto em 1774 pelo alemão-sueco Karl Wilhelm Scheele.
O elemento cloro está situado na série química dos halogênios ( grupo 17 ou VIIA ). No estado puro, na sua forma biatômica (Cl2) e em condições normais de temperatura e pressão, é um gás de coloração amarelo esverdeada, sendo duas vezes e meia mais pesado que o ar. É abundante na natureza e é um elemento químico essencial para muitas formas de vida.
Na natureza não é encontrado em estado puro, já que reage com rapidez com muitos elementos e compostos químicos, sendo encontrado formando parte de cloretos e cloratos, sobretudo na forma de cloreto de sódio nas minas de sal gema e dissolvido na água do mar. O cloreto de sódio é comum como sal de mesa.
O cloro é empregado para potabilizar a água de consumo dissolvendo-o nela. Também é usado como oxidante , branqueador e desinfetante. É gasoso e muito tóxico (neurotóxico) , foi usado como gás de guerra na Primeira e na Segunda Guerra Mundial.
O cloro provoca irritação no sistema respiratório, especialmente em crianças. No estado gasoso irrita as mucosas e no estado líquido queima a pele. Pode ser detectado no ar pelo seu odor a partir de 3,5 ppm, sendo mortal a partir de 1.000 ppm. Foi usado como arma química a partir da Primeira Guerra Mundial.
Uma exposição aguda a altas concentrações de cloro ( porém não letais ) pode provocar edema pulmonar, ou líquido nos pulmões. Uma exposição crônica abaixo do nível letal debilita os pulmões aumentando a suceptibilidade a outras enfermidades pulmonares.
Em muitos países é fixado o limite de exposição no trabalho em 0,5 ppm ( média de 6 horas diárias, 40 horas semanais ).
FORMALDEÍDO:
O formaldeido é um dos mais comuns produtos químicos de uso atual.
O Departamento de Saúde e Serviços Humanos (DHHS) determinou que o formaldeído pode ser considerado um razoável carcinogénico humano (NTP). A Agência Internacional para Pesquisa sobre Cancro (IARC) determinou que o formaldeído é cancerígeno para os seres humanos. Esta determinação foi baseada em decisões específicas que existem evidências limitadas em seres humanos e evidência suficiente em animais de laboratório que o formaldeído pode causar cancro. A Agência de Protecção Ambiental (EPA) determinou que o formaldeído é um provável carcinogénico humano com base em evidências limitadas em seres humanos e evidência suficiente em animais de laboratório.
Trabalhadores podem ser expostos durante a produção direta, tratamento de materiais e produção de resinas. Profissionais da área da saúde, técnicos de patologia e histologia, professores e estudantes que manuseiam espécimes preservados estão potencialmente em alto risco de exposição. Consumidores podem receber exposição através de materiais de construção, cosméticos, móveis e produtos têxteis.
A exposição de curta duração pode ser fatal, entretanto o limiar de odor é suficientemente baixo para que a irritação dos olhos e membranas mucosas ocorram antes destes níveis serem alcançados. Exposições de longa duração a baixas concentrações de formaldeido podem causar dificuldade respiratória, enfisema e a sensibilização. O Formaldeído em concentrações acima do limite é classificado como carcinogênico humano e têm sido relacionado com câncer dos pulmões e nasal e com possível câncer no cérebro e leucemia.
SOLVENTES:
Se denomina solvente, dissolvente ou dispersante aquela substância que permite a dispersão de outra substância em seu meio. Normalmente o dissolvente estabelece o estado físico da dissolução. Por isso, se diz que o dissolvente é o componente de uma dissolução que está no mesmo estado físico que a dissolução. Numa dissolução de água e sal de cozinha, a água é o solvente porque dispersa no seu meio o sal.
A água é um solvente inorgânico, polar, chamado frequentemente de "solvente universal" pois é usado para dissolver muitas substâncias.
Muitos solventes utilizados na indústria são substâncias altamente voláteis, isto é, que se evapora facilmente, daí é que pode ser inalada (introduzida no organismo através da aspiração, pelo nariz ou boca). Outra característica é serem inflamáveis, isto é, pegam fogo facilmente.
            Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Para começar a se acostumar com esses “novos” produtos, comece a utilizar esse limpador coringa, para limpeza geral: Misture 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água morna e adicione uma colher de sopa de vinagre branco, ou suco de limão, para dissolver a gordura.
 Depois vá tentando pequenas substituições, como essas:

 - Nos banheiros:

Limpar azulejos e tirar o limo: aplique vinagre branco puro com uma escova de dente e pressione sobre os rejuntes. Deixe agir por duas horas. Em seguida, lave com água e sabão.
Limpar azulejos com vinagre ou com bicarbonato de sódio toda semana, evita o aparecimento do limo.
Louças do banheiro: usar uma escova com vinagre ou bicarbonato de sódio; pode-se limpar também com uma mistura de sal e vinagre quente, ou esfregar com limão.
Bocais de chuveiro de metal entupidos por depósitos minerais: deixar de molho em uma mistura de 1/2 xic de vinagre com 1/4 de xic de água, por 15 minutos
Bocais de chuveiro de plástico entupidos por depósitos minerais: deixar de molho em uma mistura de 1/2 l de vinagre com 1/2 l de água quente, por 60 minutos
Desinfetante sanitário: Misturar bicarbonato de sódio com vinagre.
Limpeza do vaso: Despeje o vinagre e deixe-o agir por trinta minutos, depois borrife bicarbonato de sódio em uma escova apropriada e esfregue as áreas manchadas.
Azulejos: esfregar com água e bicarbonato de sódio; com água quente e álcool; ou com água quente (quatro litros) e vinagre branco (meio copo).
Tampas de vaso sanitário de plástico: usar umas gotas de álcool para limpar.
Cortinas de banheiro: espalhar bicarbonato e lavar normalmente.
Pentes e escovas: deixar de molho em água morna e três colheres de sopa de bicarbonato por algumas horas. Lavar normalmente.

- Na cozinha:

Limpar o fogão depois de uma fritura: coloque um pouco de vinagre sobre a gordura e deixe por 15 minutos até soltar. Em seguida, passe um pano;
Panelas com comida agarrada: ferver com água e vinagre ou misturar água quente com três colheres de sopa de bicarbonato. Deixe dentro do recipiente até o alimento se soltar. Em seguida, esfregue com a bucha;
Porcelana manchada: esfregar com meio limão; com sal e vinagre quente; ou com bicarbonato de sódio e água. Se precisar, deixe de molho na água com bicarbonato de um dia para o outro.
Pratos e talheres: o limão e o vinagre tiram a gordura e deixam-nos brilhantes.
Limpar forno: Misture bicarbonato de sódio, sal, água quente e vinagre, e passe com esponja. Remova com um pano. Nas manchas ainda recentes põe-se água e espalha-se bicarbonato de sódio; se são muito difíceis de sair pode colocar-se sal e limpar quando ficar frio.  Pode-se também misturar água e bicarbonato em partes iguais, espalhar no forno, deixar de um dia para o outro e retirar com um pano úmido. Se o problema for cheiros persistentes, deixe uma vasilha aberta,com bicarbonato até voltar a usá-lo.
Limpar parede de gordura a cada vez que fizer frituras: água morna com vinagre Limpar o fogão depois de uma fritura: coloque um pouco de vinagre sobre a gordura e deixe por 15 minutos até soltar. Em seguida, passe um pano;
Limpar parede de gordura a cada vez que fizer frituras: água morna com vinagre branco.
Tirar gordura das louças e das janelas: adicione um quarto de xícara de chá de limão dentro do frasco de detergente. Aplique com um pano seco e retire com um pano úmido.
Limpar louças e janelas não muito sujas: usar limão e água na mesma proporção.
Recipientes de plástico manchados: misture duas colheres de sopa de bicarbonato com suco de um limão. Esfregue o plástico manchado e deixe-o descansar por 20 minutos. Em seguida, lave normalmente.
Tirar a ferrugem de objetos como talheres e grelhas: esfregar suco de limão com uma palha de aço.
Tirar cheiro das mãos: esfregar um pouco de suco de limão.
Manchas em Tupperware e vasilhas de plástico: esfregar limão, deixar secar no Sol e lavar.
Tábuas de cozinha: esfregar 1/2 limão, deixar 20 minutos e enxaguar.
Torneiras: esfregar com suco de limão, deixar agir durante a noite, passar um pano úmido e secar
Desentupir ralos com gordura: ferva uma chaleira de água e misture com uma xícara de sal e uma xícara de bicarbonato. Jogue a solução no ralo e espere desentupir.
Pias de aço inoxidável: esfregue a superfície com bicarbonato para, pouco depois, enxaguar.
O bicarbonato de sódio ajuda a eliminar os cheiros de cafeteiras e dos recipientes de plástico para a comida. Misture 1 colher de bicarbonato em 1/2 litro de água morna e lave.
Inox: Limpar com uma pasta de bicarbonato de sódio e água, enxaguar com água , secar e passar uma flanela seca para dar brilho.
Parte interna da geladeira: água misturada com bicarbonato de sódio e sabão neutro.
Esponjas sujas: encharcá-las com uma solução de 4 colheres de sopa de bicarbonato para 1 xíc de água.
Tigelas e utensílios de madeira: limpe, remova manchas e desodorize com uma solução de bicarbonato de sódio e água.

Na casa em geral:

Eliminar o cheiro de mofo: coloque uma bacia com vinagre branco puro dentro do local que estiver cheirando a mofo. Deixe um dia inteiro (certifique-se de que ninguém da sua família esteja por perto, já que o cheiro do vinagre não é nada agradável);
Limpar janelas e espelhos: dilua três colheres de vinagre em dez litros de água quente. Antes de passar a solução com vinagre, limpe o vidro com água e sabão;
Cheiros fortes como urina de animais de estimação: dilua 300 ml de vinagre em um litro de água morna e aplique no local que está com mau cheiro. Deixe secar naturalmente.
Cheiro do ambiente: vinagre ou baunilha num prato durante uma hora.
Para evitar que os canos fiquem entupidos, jogar água fervente uma vez por semana.
Se o cano estiver já entupido tapar o respirador (orifício superior da pia) com um pano e tentar com um desentupidor de borracha (ventosa). Jogar água fervente pelo cano duas vezes por dia, depois meia xícara de bicarbonato de sódio e outra meia de vinagre quente.
Janelas: limpar com água quente com um pouco de vinagre, álcool ou sumo de limão; duas ou três gotas de álcool num balde de água. Nunca limpar quando bate o sol, pois ficam com brilho azulado.  Secar com papel de jornal.
Lustra móveis: usar sumo de limão misturado com o dobro de azeite. Aplicar com um pano. Também se pode misturar três quartos de azeite e um quarto de vinagre, adicionando também água.
Objetos de metal: limpar com vinagre puro.
Desentupir pia e ralos em geral: Jogue no ralo 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 1/2 xic . de vinagre branco. Deixe agir um pouco e jogue água fervente por cima.
Carpete: limpar com uma solução de água com vinagre branco.
Objetos dourados: Utilizar, esfregando, limão ou uma mistura de água e vinagre em partes iguais.
Fórmica: Para tirar mancha de tinta esferográfica, e deixar a fórmica limpa, esfregar com álcool ou com uma solução de água com vinagre.
Tapetes e carpetes: limpar com uma solução de 1 litro de água com duas colheres de sopa de vinagre
Limpar paredes: Vinagre e água em partes iguais.
Encerar: Misturar uma parte de óleo vegetal, como a linhaça, com outra parte de suco de limão ou vinagre, e aplique com uma flanela.
Limpar cobre: Esfregar com uma cebola cortada, ou tomate com sal ou uma mistura de limão e sal. Lavar e secar com um pano bem limpo.
Prata: Pôr os objetos em 1,5 litro de água quente, uma colher de sal, uma colher (chá) de bicarbonato e um bocadinho de papel de alumínio. Ferver por 3 minutos e limpar com um pano seco.Também pode se usar uma pasta de bicarbonato de sódio e água.
Desodorizante de ambiente: 4 colheres de sopa de vinagre num pratinho colocado sob um móvel. As plantas também funcionam como ótimos purificadores do ar.
Eliminar cheiro de comida, animais ou fumo em sofás e almofadas: polvilhar bicarbonato e aspirar.
Riscos de lápis de cera nas paredes: passe uma pasta em partes iguais de água e bicarbonato. Deixe secar e remova com um pano seco.
Cinzeiro: um pouco de bicarbonato no fundo evita que o cheiro exale.

Na lavanderia:

Amaciante de roupas: Ao enxaguar a roupa, colocar meio copo de vinagre branco ou suco de limão na última água. Além de amaciar, o vinagre realça as cores e impede que manchem. Ele dá às roupas um aroma fresco, amacia também os tecidos de lã e elimina as manchas de transpiração.
Manchas de caneta na roupa: lavar com água morna, vinagre e sabão e enxaguar em água quente.
Colarinho de camisa: passar uma pasta de bicarbonato com vinagre 1 hora antes de lavá-la
Para remover manchas de sucos, vinho e molho de tomate em tecidos: esfregue a mancha com limão, enxague e deixe secar. Se ainda houver pequenas manchas no tecido, aqueça um litro de água e misture com quatro colheres de vinagre. Deixe agir por 15 minutos para, depois, enxaguar;
Para alvejar roupas amareladas: Coloque-as de molho em água com pedaços de limão. Elas ficarão cheirosas e sem aparência desbotada. Quando a mancha sair, lave normalmente.
Ferrugem em tecidos: cubra a área com sal e suco de limão, coloque no sol por 20 minutos e depois cubra com um pano grosso e passe o ferro quente. Lave normalmente. Ou então esfregue com uma pasta de bicarbonato e suco de limão até a mancha desaparecer.
Para as partes mais sujas da roupa branca pôr de molho em bicarbonato de sódio e água antes de lavar.
Manchas amarelas em tecidos: ferver durante 1 hora com água sal e bicarbonato.

Lembrem-se sempre: a desintoxicação é fundamental para os autistas.

Se quiser mais dicas, veja nesse blog a página "DESINTOXICAÇÃO".

Nenhum comentário:

Postar um comentário