domingo, 21 de novembro de 2010

Comportamento da criança Autista


Ei gente,
ando um pouco sumida aqui do blog, mas hoje vim falar de um assunto bem importante, e que eu como Fonoaudióloga estudo bastante.
Muito já se sabe sobre o comportamento tipico de crianças com Autismo: isolamento, agressividade, falta de contato visual, dificuldades motoras e vários outros que eu sei que vocês estão carecas de saber.
Mas o que quero abordar aqui hoje é como lidar com tudo isso.
Em primeiro lugar, devemos pensar sempre no sentimento de frustração que eles devem sentir ao querem se expressar, mas não conseguir. Imagine só.. Você em outro país, em que você não conhece a língua, e fica completamente atado. Frustrante né? Então o que devemos primeiramente pensar é que a maior parte de seus comportamento se deve a isso, a ineficiencia de se comunicar. O que fazer então? Achar uma forma para que essa comunicação ocorra. Hoje temos várias opções de terapias que visam isso: ABA, TEACH e ainda os que vocês mesmos, como pais, podem desenvolver intuitivamente.

Sabe aquele dia que seu filho acorda agitado ou agressivo? E você fica se perguntando o que aconteceu, já que ele estava super bem à semanas.. Bem, nessas horas temos que oferecer carinho! Fazer com que a criança saiba, e principalmente SINTA que você está do lado dela, e que vai fazer o possível para vê-la melhor. Pode parecer bobeira, e não existe nenhum artigo científico que comprove isso, mas todas vezes que meus pacientes se encontram nervosos ou irritados, eu deixo meus exercícios da terapia um pouco de lado, e fico apenas brincando, provocando sorrisos e criando laços. Parece milagre, em minutos a criança se mostra mais tranquila.

Acho que ficou claro aqui a importância de escutar seus filhos, sendo nesse caso, escutar as emoções que eles passam. Muita paciência, sabedoria e amor.

Marcela

Um comentário:

  1. Muito bom seu post.Um dos melhores tratamentos que existem é a paciencia e dedicação + amor!

    ResponderExcluir