terça-feira, 9 de novembro de 2010

Grão de bico - Benefícios


Eu ADORO o assunto nutrição. Quando tenho tempinho sobrando  procuro pelas novidades e dou um jeitinho de melhorar minha alimentação a cada dia.

Hoje comi grão de bico no almoço e resolvi pesquisar sobre ele:

"O grão-de-bico é fonte de fibra e contribui para a redução do colesterol. Cada 100 g do grão contém 6 g de fibras, sendo em maioria solúveis. As fibras insolúveis colaboram com o organismo na eliminação de açúcares, gorduras e colesterol. O índice de proteínas não fica por baixo: são 8,4 g para cada 100 g.

"O ferro disponível nessa leguminosa é mais bem aproveitado pelo organismo. Quanto às proteínas, a qualidade delas é muito superior à das demais leguminosas, sem contar que são totalmente digeridas, o que não acontece com suas congêneres", explica Maria Esther Fonseca, pesquisadora da Embrapa.

Fornece ótimas quantidades de ferro e magnésio. Ferro que dá saúde aos glóbulos vermelhos do sangue, para transportarem o oxigênio do organismo para os tecidos. Magnésio que trabalha na composição de muitas estruturas, mais de 30 enzimas, e cuida do bom funcionamento do sistema neuromuscular.

A leguminosa também é fonte de boas quantidades de cálcio e vitaminas do complexo B. Quase nada de gordura, e nada de colesterol. Alta concentração de ácido fólico, útil na prevenção de doenças cardiovasculares e tratamentos de anemia. Grandes quantidades de amido, fonte de energia para todo o organismo.

E os benefícios do grão-de-bico continuam. Contém triptofano, um aminoácido importante na produção de serotonina, o neurotransmissor que ativa os centros cerebrais responsáveis pela sensação de bem estar. Por isso o grão-de-bico afasta a depressão e aproxima a felicidade. A seretonina também mantém a confiança e a segurança em funcionamento.

O grão-de-bico possui fitoestrógenos, hormônios vegetais que previnem a osteoporose e problemas cardiovasculares. É utilizado com sucesso em terapias de reposição hormonal para mulheres na menopausa. "
(fonte: www.vivaviver.com.br)
E já que está comprovado o potencial do grão de bico, resta agora aproveitar. Vou pedir ajuda à Cristina, para ela nos mostrar alguma receita gostosa e posto para vocês!
Marcela

Nenhum comentário:

Postar um comentário