quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Autismo e Fonoaudiologia



Hoje é dia do Fonoaudiólogo, e eu, como Fonoaudióloga achei que seria um bom dia para explicar o que minha profissão pode ajudar no Autismo.
Em primeiro lugar, devo colocar que minha profissão lida com a COMUNICAÇÃO, seja ela escrita, na escuta, ou na fala. Ai nós entramos.
Como já sabemos, o Autista tem problemas exatamente nesse âmbito, na comunicação. Quando avalio um paciente novo, meu primeiro passo é analisar qual o nível de comunicação o mesmo se encontra. A partir daí estruturo minha terapia.
Vou ensinando e trabalhando os elementos básicos da comunicação: o de entender uma mensagem (que vem de outro) e de se fazer entender uma mensagem( que vem de nós mesmo). Bastante difícil para uma criança que possui um Distúrbio Invasivo de Desenvolvimento, mas um trabalho delicioso e gratificante.
Como elementos básicos da comunicação humana, encontramos:
1.       Emissor: quem envia a mensagem (no nosso caso, nossa criança Autista)
2.       Receptor: a quem a mensagem é direcionada
3.       Mensagem: conteúdo das informações enviadas
4.       Canal: meio em que essa informação é enviada
5.       Código: sistema de “signos” que o emissor codifica e o receptor decodifica
6.       Referente: contexto na qual a mensagem se encontra.

Trabalhamos e adequamos cada um desses itens, com técnicas e maneiras específicas, e claro, super individualizadas. Cada paciente demanda um método especial, que melhor se encaixará no seu perfil.
Além disso, como Psicopedagoga, trabalho também a Alfabetização e o letramento dessas crianças. Esse processo é lento e as vezes complicado, mas como já disse antes, é um trabalho recompensador. Assistir de perto o progresso dos pacientes é de encher o coração de todo profissional.

Com carinho,
Fga. Marcela Eiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário