domingo, 12 de dezembro de 2010

Autismo: a soma de todos os passos.

Quando olhamos para a variedade de características e comportamentos dos autistas, podemos imaginar a dificuldade de achar um tratamento que seja a solução para todos. Cada criança os apresenta  em combinações e níveis diferentes.
Flapping,  não olhar nos olhos, palidez, olheiras, diarréia, prisão de ventre, hipotonia, cansaço, falta de sono, agressividade, epilepsia.
O DR. Jerry Kartzinel é um dos maiores especialistas em autismo dos EUA e após vários anos tratando autistas, fez uma lista de possíveis razões e possíveis remédios para cada uma dessas manifestações. Ao invés de ficar esperando um remédio milagroso, começou a observar e a tratar cada ponto.
Os pontos fortes de seu tratamento são a nutrição, a desintoxicação , o fortalecimento do sistema imunológico, a pesquisa e o combate às alergias e a dieta SGSC.
Cada criança responde de uma forma, mas a maioria responde muito bem aos tratamentos.
Enquanto não temos clínicas como a dele aqui, podemos ir fazendo o que está ao nosso alcance.
Um bom começo é a dieta SGSC, que consiste em tirar o leite, o trigo, a aveia, o centeio e a cevada da alimentação. Algumas crianças precisam tirar outros tipos de alimentos também,  mas a maioria responde muito bem à retirada do glúten e da caseína.
Como estamos entrando no verão, tudo fica mais fácil. Como qualquer tipo de carne, legume, verdura e fruta é permitido, podemos criar uma infinidade de sucos, saladas e pratos quentes.
 Algumas pessoas ficam em dúvida em relação a alguns alimentos, mas todos esses também são permitidos e facilitam bem nosso cardápio:
Arroz, farinha de arroz, macarrão de arroz (bifun),feijão, macarrão de feijão, lentilha, grão de bico, batata, fécula de batata, mandioca, polvilho doce, polvilho azedo, fécula de mandioca, ovos, milho, amido de milho, chá, café, açúcar.
Tudo o mais natural possível!
Como também precisamos desintoxicar nossos filhos, muita água, muito suco, muita fibra. O intestino deles, como o de todos nós, tem que estar funcionando muito bem!
Para completar, boas caminhadas ou boas braçadas numa piscina. Isso oxigena o corpo e o cérebro.
 Se você só tem 15 minutos, não tem problema, aproveite. Fernanda, minha fisioterapeuta, de quem já falei aqui, me deu uma ótima notícia: antigamente achávamos que uma caminhada só fazia efeito se fosse contínua, no mínimo 40 minutos. Hoje isso já mudou. Cada passo vale a pena. Se você só tem tempo para ir até a padaria e voltar, tudo bem.  Mais tarde, uma chegadinha no supermercado. Depois uma volta no quarteirão. Tudo dentro de nossas possibilidades. É o que importa.
Enquanto não vem uma cura milagrosa para nossos filhos, vamos fazendo o que damos conta, o que está ao nosso alcance, passo a passo. Aqui também, é a soma de todos os passos que vai importar.
Cristina

Um comentário: