quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Como não escapar das promessas de ano novo


O ano está acabando e como sempre já começo a jogar os planos para o ano que vem. Lembro que uma vez li uma pesquisa que dizia que na primeira semana do ano  30% das pessoas que tinham decidido começar o ano em dieta já tinham desistido e que, logo logo, a ginástica também ia para o espaço. Resistia, quando muito, até o final do verão. E isso acontece com todas as promessas, seja ela qual for.
Bem, neste ano, como em todos os outros, fiz a mesma coisa. Comecei o ano super animada: caminhadas, dieta, agenda com tuuudo anotado, controle de gastos, etc.
Não durou 1 mês. Principalmente porque em fevereiro fui com Ana para os EUA...
Minhas boas intenções ficaram no aeroporto.
Mas, consegui começar a dieta SGSC com Ana. Claro que não é uma dieta para emagrecimento, como a que eu queria, mas é uma dieta para a saúde. O emagrecimento está vindo como conseqüência. Muito devagar, mas está chegando.
Quanto à  ginástica, essa nunca foi minha praia. Teve um ano que, para tentar não desistir, paguei um ano adiantado. Fiquei 2 meses.
Mas nesse ano, Dora pegou no meu pé.  Ela faz Pilates aqui pertinho e mesmo assim eu falava que para mim não dava (moramos no mesmo quarteirão). Como sempre falo que não tenho tempo e é verdade, porque perco um tempo incrível no trânsito.
Sabem o que ela fez? Arrumou uma professora de Pilates para vir aqui em casa! Agora não tenho como escapar mais. De quebra, ainda colocou Silvinha fazendo comigo. Ou seja, não posso dar mal exemplo...
Comecei em setembro e apesar de não parecer, porque não tem sofrimento nenhum, já estou notando muita diferença. Pela 1ª vez na vida não tenho que incluir “começar ginástica” na minha lista de boas intenções para o Ano Novo. Agora é só continuar. E como toda 2ª e 4ª ela está aqui na minha porta, não tenho como fugir.
A idéia da Fernanda, minha professora, foi muito boa. Ela resolveu criar uma firma que atende em casa, porque cansou de conhecer pessoas como eu. A firma dela, Take Care, tem especialistas para diversas áreas, todos atendendo em casa. Se na ginástica ela percebe que você está com um problema no pé, e percebe que você nunca vai  tomar uma atitude, tem o especialista em palmilhas que vai na sua casa. E reparem que não é um especialista, é O especialista. Se você quer uma limpeza de pele, tem. Está meio deprimido, sem forças para sair de casa para se tratar? Tem psicólogos para terapia individual, de casal, infantil e de adolescentes. Quer emagrecer, drenagem, hidratação, massagem com pedras quentes? Não tem como escapar, ela tem tudo.
Se você tentar convencê-la que não tem tempo (como eu), pode ter certeza que ela vai dar um jeito. Se precisar, vai te atender às 9:00 da noite. É o que eu falei, não tem como escapar!
Ela me contou que tem um paciente que teve um derrame quando tinha 83 anos. Fez fisioterapia um tempo mas não tinha recuperado a confiança de antes, não andava bem e muitas vezes ficava na cadeira de rodas. Ela começou a cuidar dele há 4 anos. Hoje ele tem 94 anos, faz Pilates e passeia na rua tranquilamente! Começou com 90 anos!!! Depois dessa eu acreditei que realmente tem salvação para mim!
Se alguém se interessar, o telefone da Take Care é (31) 3041.5222
A Fernanda vai viajar no dia 12/12 e só volta no dia 08/01/11, mas os outros profissionais continuam atendendo normalmente.
 Quanto às minhas intenções para o 2011 resolvi que quero simplesmente ter tempo para o que vale a pena. Me encontrei com uma amiga que não via há 13 anos. E me lembrei de um texto que ela me deu. Nele ela colocou a observação:
"Cristina, uma pessoa sábia está aberta a tudo o que vem ao seu encontro: tanto faz se é bom ou mau, ela o enfrenta. Quando você se torna o senhor da sua mente, nada em si é bom ou mau. Tudo o que acontece faz parte do seu destino."
O texto era esse, do Geraldo Eustáquio, da Companhia paracrescer:
Resultados
(Geraldo Eustáquio de Souza)
Resultados exigem esforço, paciência e constância.
Suspeite de promessas miraculosas e soluções instantâneas.
Duvide de receitas e fórmulas para a conquista da felicidade.
Fraqueza, fadiga e ferrugem custam a ceder
depois que se instalam no corpo, na mente e no espírito.
Somente força, fôlego e flexibilidade podem produzir mudança.
Otimismo só é útil onde existe ação planejada.
Pensamento positivo só funciona acompanhado de muito trabalho.
Sem objetivos e prazos definidos, esperança é pura ilusão.
Acredite em fatos, não em intenções
Acredite em atitudes, não em discursos
Acredite em posturas éticas, não em regras de moral para "os outros" seguirem
Acredite em fazer acontecer, não em esperar que aconteça
Acredite na força da criatividade, não no tamanho dos obstáculos
O que importa são as tentativas - e não os acertos.
As vezes que a gente se levanta contam muito mais do que as que a gente cai.
O prazer de continuar buscando é infinitamente maior do que o sucesso de alcançar
Toda transformação começa sempre caótica e desconfortável.
Os caminhos conhecidos são seguros e fáceis,
mas só conduzem aos lugares onde já estamos - e não desejamos ficar.
O caminho do novo é cheio de riscos, surpresas e cansaço
mas sempre premia os que o escolhem
com a chance de um dia realmente experimentarem
a vida que imaginaram viver.

É isso que quero, tempo para o que vale a pena, tempo para 'o caminho do novo'.

Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário