segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

De novo, a receita do GHEE

Essa é a receita que tinha sido postada no dia 11/11.
 O ghee é a manteiga clarificada, purificada, da qual foram retiradas todas as partes sólidas (glúten e caseína) e toda a água.
Como fazer:
Ingrediente: 1 pacote de manteiga sem sal
Coloque a manteiga para derreter em uma panela de fundo grosso sobre fogo bem baixo para evitar que queime, sem tampar.
À medida que a manteiga vai fervendo, uma espuma vai se formando em cima. Essa espuma vai ficando cada vez mais densa. O fundo da panela também vai ficando com uma camada de resíduos.
Quando já houver uma boa camada de espuma na superfície, tire a panela do fogo e despeje a manteiga em uma vasilha de vidro, de preferência uma jarra. Deixe esfriar mais ou menos ½ hora e tire a espuma que ficou por cima, com a ajuda de uma escumadeira. Vire o óleo lentamente em outra vasilha (por isso é melhor uma jarra) tendo o cuidado de não deixar misturar as impurezas que ficaram no fundo. Lave a panela e volte com o óleo para o fogo, para retirar alguma impureza que ainda tenha ficado.
O óleo de manteiga (ghee) deve ficar totalmente transparente, livre de qualquer impureza.
Se quiser pode passá-lo por um coador de pano ou por uma peneira com gaze.
Depois de frio, o ghee deve ser guardado em recipiente de vidro, com tampa. Pode ficar na geladeira ou em lugar fresco.
Se quiser, pode temperá-la com alho, cebola, sal, ervas, mostarda, limão, ou gotas de alguma bebida. Qualquer ingrediente que você colocaria na manteiga comum, pode ser acrescentado ao Ghee, que nesse caso, deve ser conservado na geladeira ou no freezer.

Cristina



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário